domingo, 19 de junho de 2016

Moradores de rua de Porto Velho contam com a solidariedade para sobreviver

Em quase todas as ruas centrais da capital é possível encontrar pessoas pedindo esmolas e dormindo no chão. 

João (nome fictício) conta que já não lembra por quanto tempo vive na rua. “Ah, faz tempo que vivo assim, eu fico cuidando dos carros e depois vou ali pra baixo das árvores alimento o vício, eu durmo em baixo de papelões e me alimento dos restos de comida de restaurante, ou no Restaurante Popular a comida é um real. Às vezes no sábado vem um grupo de pessoas de uma igreja que eu não sei o nome e traz sopa pra gente”, diz João. 


Moradores de rua nas avenidas de Porto Velho.  (Foto: Weliton Nunes/Divulgação)
Há quatro meses um grupo da igreja Adventista faz ação social afim de resgatar essas pessoas da rua, das drogas. Sergio Gomes é um dos voluntários da igreja. “Nossa equipe é um grupo de dez pessoas. A gente vai em vários pontos da cidade e distribuímos comida para essas pessoas, também oramos com eles e entregamos panfletos convidando para frequentar nossa igreja. O grupo tem pouco tempo mas já conseguimos resgatar o Francisco, ele aceitou nosso convite para conhecer a igreja, lá conheceu uma senhora com quem começou a se relacionar, atualmente conseguiu um emprego em uma fazenda e trabalha como caseiro. O objetivo é trazer mais pessoas e mudar a história delas para melhor, assim como aconteceu com o Francisco” afirma.

Rua e fusca

Várias são as histórias e motivos para essas pessoas viverem na rua. Roberto Brega, como é conhecido, é um morador de rua que veio de Pernambuco realizar um sonho, viver de música. 

Ele deixou filhos e esposa para correr atrás do sonho e deixou a promessa que voltaria para a cidade natal com uma boa condição.  Ao chegar na capital, com seu teclado fazia shows nas praças, porém com o passar do tempo o cachê não era mais o mesmo e ele teve que morar na rua para ter o dinheiro de se alimentar.
Roberto Brega com seu cartaz e fusca que hoje em dia
se encontra na oficina. (Foto: Eliete Marques/G1)

“Passei a dormir nas ruas até que um empresário que não lembro o nome, me deu o fusca azul que passou a ser minha casa, está no conserto pois deu alguns problemas. Mas meu sonho hoje é gravar um CD com as músicas que eu mesmo escrevi. Eu trabalho todos os dias indo ficar nas esquinas principais da cidade com meu banner, ai com o dinheiro eu me alimento e junto dinheiro pra consertar algo e juntar dinheiro pro meu CD. Às vezes vem uma moça e lava minha roupa, dá comida. Um dia vou conseguir trazer minha família pra morar comigo” concluiu Roberto.

Recentemente, foi encontrado pelo irmão, que veio de Pernambuco, Roberto se recusou a voltar para a cidade natal pois já havia se conformado com a vida aqui e ainda não tinha gravado seu CD para voltar e cumprir a promessa que fez à família. Atualmente Roberto Brega recebe uma ajuda em dinheiro do irmão e continua nas esquinas da cidade divulgando seu trabalho.


Leia mais:

Ex-detentos vivem nas ruas de Porto Velho, consomem drogas e praticam pequenos crimes

Pauta e texto: Jéssica Natalí 
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário