domingo, 19 de junho de 2016

Casa da Cultura Ivan Marrocos quer manter viva a arte de Rondônia

O ambiente oferece parte da riqueza cultural dos rondonienses, no entanto, atrai pouco público.


Casa da Cultura Ivan Marrocos está localizada na avenida Carlos Gomes (Foto: Lindra Lumia/Focas do Madeira)


A casa de Cultura Ivan Marrocos, localizada na avenida Carlos Gomes em Porto Velho, é um espaço destinado aos artistas da própria região ou de outros estados, para que possam expor suas obras de artes. A casa oferece um conjunto de diferentes artesanatos, o cantinho da leitura, e também algumas oficinas de música, dança e teatro.

Os documentos históricos revelam que antes no lugar da casa, existia a Vila Erse, um abrigo para os operários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Quando foi inaugurada em 4 de novembro de 1994 obteve o nome Espaço Cultural de Artes Plásticas, logo em seguida mudou para Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, e em 1995 passou a ser Casa da Cultura Ivan Marrocos, em homenagem ao jornalista falecido naquele ano.

A Casa é uma Unidade Cultural subordinada à Secretaria de Esportes, da Cultura do Lazer (Secel) com o objetivo de promover, estimular, e preservar o patrimônio histórico e cultural do estado. No entanto, os artistas encontram muitas dificuldades.

O artista plástico relata as lacunas enfrentadas pelos expositores ao realizar algum evento. "O apoio a gente espera sempre, existem vários projetos encaminhados ao governo, através da Casa da Cultura Ivan Marrocos, para que se possam fazer algumas oficinas, eventos internos, mas atualmente os gastos públicos estão cortados e estamos fazendo o que se pode fazer que é atender os artistas sem a oferta de patrocínio do estado, contribuindo somente com o espaço”.

Segundo o dirigente da Casa, João Carlos Fernandes, conhecido popularmente como Carlinhos Maracanã, o ambiente oferece parte da riqueza cultural dos rondonienses, no entanto, atrai pouco público.

Pauta e texto: Lindra Lumia
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário