sábado, 6 de dezembro de 2014

Maria de Jesus enfrentou várias dificuldades para chegara realização profissional


Maria de Jesus é professora
(Foto: Ananda Carvalho/Focas do Madeira)
Maria de Jesus Rodrigues de Almeida nasceu em Vitorino Freire, cidade localizada no interior do Maranhão. Hoje tem cinco filhos e nove netos. 
Aos seis anos de idade, Maria foi doada para parentes pela mãe, Terezinha de Jesus, que não tinha condições financeiras de manter os oito filhos. 

A menina estudou e na adolescência fez o magistério. 
Alguns anos depois formou-se em Pedagogia. No decorrer de toda a sua vida nunca exerceu outra profissão. Sempre se dedicou a educação. Depois de formada chegou a se interessar pela psicologia e pela assistência social, mas não teve oportunidade de fazer novos cursos.

Professora Maria conta que lecionou para várias turmas do ensino fundamental, mas nada se compara a alfabetização. "Me realizo quando vejo as crianças aprendendo a ler as primeiras palavrinhas. É algo que me emociona muito", afirma Maria.

O casamento não foi uma boa experiência para Maria, pois após ter cinco filhos vivia uma vida de sofrimento. Além da dificuldade de criar os filhos, ainda ter que suportar o marido alcoólatra que ao chegar em casa sempre a agredia. Isso a fez tomar uma séria decisão. Comprou passagens e fugiu de casa junto com os seus cinco filhos para recomeçar sua vida em Porto Velho. O falecimento de sua segunda neta Micaela também foi uma época que Maria não gosta de recordar. "Minha segunda netinha faleceu aos 4 meses de idade por causa de uma cirurgia. Não gosto de lembrar disso."

Solidária
No  bairro,  igreja, local de trabalho e em todos os locais por onde passa ou já passou Maria tem fama de ajudar as pessoas. "Eu gosto muito de servir. Ja ajudei a salvar um garoto em um acidente. Me faz bem ajudar famílias carentes. Faço isso conseguindo doações ou até mesmo tirando do meu próprio bolso."

Pauta e texto: Ananda Carvalho
Edição:  Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário