domingo, 7 de junho de 2015

Domingo é dia de música, amigos e poesia

Há dois anos,  sem preparação alguma ou objetivo de alcançar grandes públicos, pelo menos no primeiro dia, começou um evento que reúne público diversificado em praças de Porto Velho

Público reunido na praça das Caixas d'Água (Foto: Douglas Diógenes / Mosh! Photography)

Você já deve ter percebido que muita gente de Porto Velho parou de reclamar por falta do que fazer no domingo, isso se deve a um evento que tem como objetivo reunir músicas, amigos e poesia num lugar só. O Acústico Lo-FI é uma reunião de amigos que sentam nas gramas das praças da cidade, dispostos a ouvir música e poesia durante a tarde de domingo. 

Para quem não sabe, “Lo-Fi” é um termo musical dado para um estilo de gravação musical de baixo custo. “Escolhi Lo-Fi porque já era um nome que eu tinha na minha cabeça e que não sabia onde usar, o nome caiu perfeitamente pra esse projeto”, contou Douglas Diógenes, fotógrafo e criador do Acústico Lo-Fi. 

Há dois anos as pessoas se reúnem nas praças da capital para ouvir música e passar um tempo com os amigos. Sem preparação alguma ou objetivo de alcançar grandes públicos, pelo menos no primeiro dia, e baseado em um show dos Rolling Stones na Inglaterra, o fotógrafo só pretendia reunir os amigos num domingo a tarde pra fazer um som acústico, recitar poesias e trocar idéias. “Reuni nessa primeira edição alguns amigos mais próximos e que estavam dispostos a participar daquela tarde até então estranha de domingo: Versalle, Última Forma, Nó da massa, Paulina Aisllin, Larissa Cidral, Par de Sais, SexyTape, Aurora, Sir Blues e os poetas José Danilo Rangel, Renato Gomez e Elizeu Braga. Isso foi em 19 de Maio de 2013”, conta Douglas. 

Após postar uma foto do evento nas redes sociais e fazer um segundo domingo tão improvisado quanto o primeiro, teve a surpresa de conseguir reunir umas 100 pessoas, dobrando o público do domingo anterior. “Uma das coisas que mais curto sentir no Lo-Fi é essa energia que se faz quando se junta todo mundo no espaço que estivermos pra celebrar um dia de arte e amizade”, declarou o autor do projeto. Nesses dois anos, mais de 70 diferentes apresentações aconteceram, passando por mais de cinco pontos da cidade levando o Lo-Fi. 

O fundador do projeto reconhece que era necessário procurar a prefeitura para obter autorização para eventos como esse, porém, nunca encontrou resistência do poder publico para realizá-lo. “Só chegamos num espaço público e montamos nossas coisas e assim os domingos acontecem. Na época do inicio, a secretária de cultura do município até participava do Lo-Fi como espectadora. O evento foi crescendo de uma forma rápida, mas nunca tivemos algo negativo, acho que graças a toda essa energia boa que todo mundo leva pro lo-fi, e nunca houve resistência da prefeitura.”

Muitas bandas tocam desde o primeiro ano do evento (Foto: Douglas Diógenes / Mosh! Photography)
Fora da expectativa 
Algumas bandas acompanham o projeto desde a sua criação e ganharam grande repercussão estadual por causa do Acústico Lo-Fi. “A banda foi crescendo junto com o evento, e conquistando a atenção do público com muita paciência e provações, o que mais animava a galera era ver várias bandas boas locais fazendo eventos e a Par de Sais imediatamente se tornou uma referência”, comentou Miguel Pacheco, baixista da banda Par de Sais, banda que participa desde o primeiro evento. 

Temporadas: 
O Acústico Lo-Fi já esta na terceira temporada. Geralmente,as temporadas acontecem de maio à setembro, quando começa o período de chuva e impossibilita o evento, tendo shows uma vez a cada quinze dias.  

Vá preparado!


Kit Lo-Fi (Foto: Géssica Castro/Arquivo Pessoal)
Já passou da hora de parar de reclamar que sua canga de praia está cheirando a mofo por não ter onde usar, sem dúvida, a canga é um dos principais itens do kit lo-fi.

Segundo Géssica Castro, frequentadora do Lo-fi desde a primeira edição, os itens que não podem faltar são sorrisos e amigos. E se você ficou interessado em participar do evento, confira a lista de outros itens indispensáveis 
1- Canga, toalha, lençol, tapete: Não importa o que, o importante é ter algo aconchegante para por em cima da grama e sentar para curtir os shows. 
2- Garrafinha de água: É sempre bom ter água por perto, ainda mais nesse tipo de evento, que você não quer perder nada e ainda economiza uma graninha. 
3- Câmera fotográfica ou celular: para registrar os bons momentos. 
4- Saco plástico: Se queremos um espaço disponível para esse tipo de evento, devemos mantê-lo limpo. Não deixe seus lixos pela grama. 

Pauta e texto: Êrica Blanc
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário