domingo, 7 de junho de 2015

Mulheres buscam o muay thai para ter o corpo perfeito e melhorar a condição física

A atividade melhora a aptidão física, define e fortalece os músculos, ajuda na agilidade motora, acelera o metabolismo e regula o sistema imunológico.

Magali dos Santos começou a praticar muay thay para melhorar a saúde (Foto: Lorena Sampaio/Focas do Madeira)
Uma nova tendência vem ganhando muitos adeptos em busca de melhorar o condicionamento físico e a estética corporal. A novidade é a pratica do muay thai, uma arte marcial milenar que tem origem tailandesa.

Em Porto Velho existem 14 academias todas devidamente credenciadas e aptas para exercerem as atividades, de acordo com o Conselho Regional de Educação Física (Cref). Em algumas dessas academias a modalidade muay thai é oferecida ao aluno como prática esportiva.

Magali dos Santos, de 45 anos mãe de dois filhos, pratica o esporte há dois anos. Ela procurou o muay thai por uma recomendação de um cardiologista. Magali fez a aula experimental, se identificou com a modalidade e gostou. A advogada diz que sofria com problemas de hipertensão e, após três meses praticando, a medicação foi suspensa pelo médico, pois os resultados de seus exames apontaram que a saúde dela estava melhor em  relação ao período antes dos treinamentos.

“Hoje, além de estar bem de saúde e sem tomar medicação, encontrei meu peso ideal. Eu precisava de uma atividade com ritmo intenso me identifiquei bastante e com isso só fui evoluindo, daqui pra frente é só saúde. ,Eu não acreditava nessa de dizer que atividade física fazia bem pra saúde, pensei que era só para parte estética, recomendo que todos façam é 100% saúde”, ressaltou Magali.

A estudante do ensino médio Camila Maria, de 16 anos, decidiu aderir a prática do muay thai por curiosidade. Antes a adolescente praticava musculação e achou melhor migrar para a arte marcial, pois segundo ela, os resultados apareceriam mais rápido. “Diferente da musculação, o esporte tem o exercício aeróbico intenso, melhorou minha musculatura e minha massa muscular se desenvolveu de forma adequada. Indico a prática porque além de ser bem agitado, durante os exercícios a pessoa fica com um fôlego melhor, acorda com mais disposição e desenvolve o metabolismo. Pretendo não parar, vou praticar o muaythai por um bom tempo”, frisou Camila.


Mulheres adquirem corpo ágil e técnicas de defesa pessoal (Foto: Lorena Sampaio/Focas do Madeira)


Benefícios da atividade
De acordo com o professor Júnior Sampaio, qualificado na modalidade, o muay thai melhora a aptidão física, define e fortalece os músculos, ajuda na agilidade motora, acelera o metabolismo e regula o sistema imunológico. Junior também afirma que para as mulheres, além de adquirir a defesa pessoal, o corpo fica bem mais flexível e a estima fica mais elevada.

Junior Sampaio diz que a procura pela modalidade aumentou. Ele afirma que não existe contra indicação a quem tem o interesse de fazer o treinamento, mas exige que o aluno passe por uma avaliação médica, para saber se está apto ou não na realização da atividade.

Pauta e texto: Lorena Sampaio
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário