quinta-feira, 26 de junho de 2014

Leptospirose mata quatro pessoas em consequência da enchente em Porto Velho

Águas contaminadas provocam diversas doenças, como a leptospirose, que é transmitida pela urina de ratos. Secretaria de Saúde alerta para cuidados que devem ser tomados.


Rua Rogério Weber, no centro de Porto Velho, ficou embaixo d'água ( foto: Joéliton Menezes/Focas do Madeira)

A cheia do rio Madeira provocou, além do desabrigamento de famílias e prejuízos no comércio, diversos casos de doenças ocasionadas pelas águas contaminadas da enchente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, de janeiro a maio deste ano, foram notificados 230 casos de leptospirose, sendo que 52 foram confirmados - destes, quatro pacientes morreram. A leptospirose é transmitida pela urina de ratos.

Além de leptospirose, a Semusa registrou, de janeiro a abril, 1.071 casos de malária na capital, 300 casos de doença diarreica aguda e 257 de dengue, sendo que foram confirmados 28 casos da doença.

Moradores de Porto Velho e distritos foram castigados com uma enchente considerada uma das mais fortes em toda história da Capital, que obrigou os moradores a saírem de suas residências, ficando em abrigos improvisados pela prefeitura de Porto Velho. Régia Martins, mestre em vigilância sanitária da Semusa, falou das doenças e seus agravos que estão ligados diretamente as águas contaminadas, quais os cuidados que os moradores devem tomar ao retornar para suas residências.


Moradores têm contato com água contaminada (Foto: Joéliton Menezes/Focas do Madeira)

Leptospirose
Doença infecciosa causada por uma bactéria de nome leptospira presente principalmente nas urinas de ratos, transmitida ao homem principalmente nas enchentes, alguns animais domésticos como cães, podem se contaminar e transmitir a doença para os moradores. A doença penetra facilmente no corpo principalmente se houver ferimentos. Os principais sintomas da doença são: febres, dores no corpo, indisposição e principalmente dores nas pernas.

Diarreia
O contato com alimentos ou água contaminada, como a da enchente, pode apresentar doenças diarreicas. Os principais sintomas são: evacuação frequentes, vômitos e dores abdominais.


Água contaminada provoca diversas doenças (Foto: Joéliton Menezes/Focas do Madeira)


Dengue
A transmissão é feita por um vetor, o mosquito Aedes aegypti, aparentemente inofensivo de cor preta e listras brancas no corpo e pernas. Os principais sintomas são: dores de cabeça, dor no corpo, dores musculares, dor nos olhos.

Malária
A transmissão ocorre através de um mosquito conhecido cientificamente pelo nome de Anopheles darlinge, introduzido no sistema circulatório do homem por microorganismos presentes na sua saliva. Sintoma: febre, dores de cabeça, dor no corpo, indisposição, em casos mais graves podem progredir para o coma ou morte.

Hepatites A e E
A transmissão ocorre através da água, alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Sintomas: febre, pele e olhos amarelados, náusea, vômitos mal-estar e dores abdominais.
Lama pode ser foco de transmissão de doenças (Foto: Joéliton Menezes/Focas do Madeira)

A enchente na cidade de Porto velho no ano de 2014, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), deixou 338 famílias desabrigadas, que foram instaladas em abrigos improvisados pela prefeitura. Atualmente, famílias estão retornando para casa, desde que a Vigilância Sanitária faça uma vistoria e constate que não há risco de contaminação.

Saiba mais:

“Nova enchente recorde do Madeira só deve acontecer em 180 anos”, diz Sipam



Pauta e texto: Joéliton Menezes
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário