quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tambaqui assado na folha de bananeira faz parte da história de Porto Velho

Peixe típico do rio Madeira está entre os preferidos nos restaurantes da cidade

Tambaqui assado na folha de bananeira (Foto:Cláudio Guedes / Focas do Madeira)

O município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, teve seu início pelo tratado de Petrópolis que basicamente era a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM, que ligaria o Brasil a Bolívia para escoamento da produção de borracha. O município se instalou na margem direita do Rio Madeira, onde foi instalada a principal estação da ferrovia. 


Conflitos eram criados diariamente com grupos indígenas da região, mas também havia um pequeno grupo de índios que trabalhava para o empreendimento junto a homens de todo o Brasil, e justamente nesse momento cria-se um laço transcultural pela troca de cultura em geral.


A culinária da região Norte, especificamente a de Porto Velho, começa a ser constituída no século XX, acolhendo imigrantes de varias partes do Brasil. Esse contato entre o Índio e o “homem branco” rende até os dias atuais uma riqueza gastronômica de grande valor.  


“Pratos típicos do Norte, em sua grande maioria, são de peixes, maquiachos, ou seja, práticas indígenas. O tambaqui assado na folha da bananeira é originário da divisa dos estados Pará e Maranhão", comenta o historiador Marcos Teixeira. 

Tambaqui assando na brasa antes de cozinhar na folha da bananeira (Cláudio Guedes / Focas do Madeira) 

Moradora de Porto Velho há 50 anos, Lurdes Cavalcante prepara recepções e jantares com temáticas; e a mais escolhida entre a classe empresarial do estado é as delicias típicas da região. “Sempre tive a culinária como fonte integral da minha renda, faço isso há 15 anos e criei meus dois filhos”, fala olhando para as margens do Rio Madeira, onde mora.

“Nosso escritório de advocacia é uma franquia e já contratamos os serviços da Dona Lurdes duas vezes, estamos fechando a confraternização do fim do ano com o tema regional e o prato que escolhemos para ser o principal foi o tambaqui assado na folha da bananeira”, diz Thiago Valim.

Tambaqui na folha da bananeira (Cláudio Guedes / Focas do Madeira)


Pauta e texto: Cláudio Guedes (5º período)
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário