terça-feira, 25 de novembro de 2014

Do futebol à comunicação: a trajetória de sucesso de Elton Leoni

Elton Leoni deixou a carreira no futebol no Sul e mudou-se para Porto Velho, em 1985 (Foto: Mayara Leoni/Focas do Madeira)

Nascido em Porto Alegre em 1958 e criado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Elton Leoni deixou a cidade para trabalhar como jogador de futebol em União da Vitória, no Paraná. Aos 19 anos ingressou na carreira de futebol e teve oportunidade de jogar contra grandes símbolos do futebol brasileiro da época, como Claudiomiro, Flecha e outros como Leão, Renato Gaúcho, Benitez, considerado o melhor goleiro do mundo na época. “Ainda pude fazer o gol do empate, em pleno Beira Rio, mas no final perdemos por 2x1”, disse Elton Leoni. Neste dia, foi considerado o melhor jogador em campo pela imprensa.

Em 1985, Elton abandonou a carreira de futebol e aceitou o convite do irmão, Everton Leoni, para iniciar um plano totalmente novo: Construir o grupo Sistema Imagem e Comunicação, em Porto Velho, hoje considerado o maior em todo o Estado. Neste meio tempo, Elton recorda da frustração como jogador de futebol e de não ter graduação em medicina, que também era um sonho de infância. Com todas as dificuldades, começou um período de adaptação em Porto Velho, na função de administrador da então Imagem Propaganda. “Me sentia um peixe fora d’água”, lembra. 

Na nova carreira profissional, tudo era novidade: contatos com empresários, faturamento, cobranças, ajudar nas coberturas de eventos. Leoni participou de todas as áreas da empresa, até mesmo com filmagens. “Carregávamos os famosos   BVUs, que pesavam toneladas”,  referindo-se aos equipamentos da época.

Em 1988, Elton conheceu a esposa Josy e tiveram três filhos, Matheus, Mayara e Rodrigo. “Devo a ela [Josy] todo apoio e sabedoria, que me fortaleceram nos momentos de dificuldade”, aponta.

Elton foi jogador de futebol (Foto: Arquivo pessoal)

Em 15 de abril de 1991, nascia a TV Candelária, afiliada da Rede Record em Rondônia. A emissora de televisão passou a ser o foco principal e as atividades da Imagem Propaganda acabaram logo depois. Em 11 de Junho de 1999, o empresário obteve outra conquista, o controle das cotas da Rádio Parecis – 98,1 MHz, a primeira FM de Rondônia. 

A segunda emissora inaugurada foi em Ji-Paraná no dia 10 de junho de 1995, a partir daí em várias cidades foram inauguradas novas emissoras como Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Nova Brasilândia e Alvorada do Oeste. 

Neste ano de 2014, o Sistema Imagem e Comunicação ( SIC) recebeu o prêmio mérito lojistas Brasil na categoria de comunicação e Elton foi pessoalmente em um evento onde reuniram-se 5000 pessoas em Costa do Sauípe- BA. 

Agora os sonhos do empresário estão voltados em levar a população a qualidade do sinal digital em várias cidades, segundo ele, os rondonienses merecem essa tecnologia. Ao citar sobre sua vida, ele se define como um homem realizado, mas diz que o trabalho ainda não parou, pretende expandir  as emissoras de rádio e TV em todo o estado de Rondônia.

Pauta e texto: Mayara Leoni
Edição: Marcela Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário